SOBRE GOYA CRUZ

Formada em Publicidade e Propaganda. Pesquisadora, Editora e Curadora de Fotografia para exposições, livros, portfólios. Coach. Ministra cursos e workshops sobre a edição e olhar na Fotografia, Cerâmica e artes. Organiza projetos de publicações.É consultora em Image Storytelling para empresas, treinamento de equipes, Propaganda e Marketing. Curadora, editora e pesquisadora de fotografia, imagens audio visuais, infográficos para valorizar uma história a ser contada.

Coautora do Livro Fazer Fotografia com Vitché Palacin- compilação de entrevistas com fotógrafos de renome onde contam suas histórias de como se tornaram fotógrafos. São vários segmentos da fotografia, para quem gosta ou pretende se tornar um profissional na área.
Curadora e pesquisadora de fotos para o livro: Arquivo Urbano - Cem anos de Fotografia e Moda no Brasil -  de autoria de Jussara Romao -uma pesquisa feita durante 8 meses pela história do Brasil através das fotografias registradas . O material foi pesqusiado junto a famílias brasileiras e acervos públicos, instituições, colecionadores. O resultado trata-se de um álbum de fotografias e textos, narrando através das imagens a história do comportamento através das roupas.
Curadora e editora da exposição de abertura  - Galeria Triângulo de Imagem - Salvador, Ba do fotógrafo Alvaro Villela
Pesquisadora de imagens - Livro: Floresta , Cacau, Chocolate - de autoria de Luiza Olivetto e Diego Badaro - pesquisa de imagens para ilustrar a historia do Cacau no Sul da Bahia, sob o ponto de vista da familia Badaro.

 

Histórico

Produtora fotográfica Estudio 21 e Revistas como Vogue, Casa Vogue, Catálogos Hering
Produtora Executiva e Coordenador de Produção - Arte Cidade II - A Cidade e seus Fluxos
Coordenadora do Núcleo de Atrações - Festival de Inverno de Campos do Jordão
Gerente Geral de Produção Cultural - II Encontro da Cultura Brasileira ( Ministério da Cultura) Fred Rossi Produções
Gerente de Panejamento e Atividades Culturais- Memorial da América Latina
Gerente Comercial da Folhapress - Agência de Notícias da Folha de S.Paulo - Ampliou o mercado do conteúdo editorial e fotográfico, criando uma rede de fotógrafos no Brasil além da equipe da casa, ampliou a rede de clientes incluindo Agências de Publicidade, Produtora de filmes, participando de feiras e eventos com palestras e apresentações, acompanhou e  contribuiu na idealização do primeiro Banco de Imagens on-line de um Jornal.
Gerente Editorial do Picture Desk Latin America - Getty Images
Oficina Oswald Andrade - Oficinas de edição e olhar fotográfico, storytelling, hiki e olhar sobre si mesmo.
Curadora, editora e pesquisadora  de imagens para produções audio-visuais, publicações, exposições, álbuns de família, anuários de empresas.
Consultora individual  desde 2010 na Trama Consultoria.
Coach desde 2016 para a Sante Coaching.
 

 

A Origem do projeto

A ideia inicial talvez tenha surgido lá atrás quando eu tinha uns 4 anos de idade, ou menos. Quando meus pais me deram uma caixa de fotos para me distrair, enquanto eles tinham "mais o que fazer".

Anos se passaram, mas sempre a fotografia e filme orbitaram minha vida familiar. Em casa, nas viagens, nas últimas novidades do áudio – visual, que atravessaram as décadas de 40, e 50 onde meu pai viveu sua juventude, para a década de 60 em diante, na qual eu já existia.

Meu pai sempre foi muito curioso na área, apesar de ser um químico (alquímico) que criava , transformava e fazia aparecer coisas onde antes não existia. Um inventor.

Por esta razão, ele trazia as máquinas fotográficas, filmadoras, que havia de novidade no mercado, para experimentar e captar imagens singulares, que depois se transformavam em slides para serem projetados em nossa sala junto a família. Comprou uma moviola onde ele mesmo editava os filmes. Para completar, comprou um gravador. Com toda esta parafernália, durante anos, contou nossa história através de suas lentes, nossos depoimentos, saraus de música, já que ele tocava muito bem o violão e outros instrumentos

Acho que o seu gosto pela arte, também era pintor, o ajudava em seus enquadramentos perfeitos.

Então o que posso dizer, é que além de ter sido embalada por estes equipamentos, e documentos, peguei gosto por olhar de forma especial para os acontecimentos, a natureza, o belo, a estética.

Depois de toda esta convivência, quando fiz 17 anos, prestes a entrar na Faculdade e vendo meu interesse pela fotografia, meu pai comprou-me um ampliador, bacias, timer e todos os apetrechos para montar um laboratório fotográfico, já que aos 12 anos já havia me transferido sua Roleiflex, câmera caixote, e depois a Woigtlander, 35 milímetros. Não por ocaso,  estudava em um colégio com o método construtivista, tinha suas disciplinas voltadas para a área de humanas, contendo em sua grade, além de música, expressão corporal, artes, a fotografia.

Esta é a primeira parte da minha história com a fotografia. Em breve continuo esta história pelos caminhos que percorri, mas que cheguei até aqui com a bagagem aberta para incrementar ainda mais minhas impressões com esta deliciosa arte de olhar, captar, fotografar e percorrer os olhos e as sensações sobre a imagem fotografada.

 

 

 

 

Nossos usuários

Pessoas em conhecer a sua própria história em busca de sua essência por meio da fotografia. Conservar a sua história, assim como famílias, fotógrafos interessados em organizar seus acervos e encontrar a melhor forma de divulga-los. Agências de publicidade ou de incentivo que precisem de um estudo baseado na Image Stotytelling .

Contato

Arqueologia das Imagens Vila Madalena 11 981804556 goyacruz1@gmail.com